estou com depressão e agora?

estou com depressão e agora?

Estou com Depressão e Agora?

A ajuda de amigos ou parentes é essencial para quem está deprimido. No entanto, é preciso fazê-lo de forma responsável. Vamos aprender a fazer isso?

Se alguém próximo a você está com depressão e chegar te perguntando “estou com Depressão e agora?”, saiba que ele ou ela provavelmente precisa da sua ajuda. Oferecer um ombro amigo e estimulá-la a se tratar são algumas das atitudes importantes e que podem evitar o agravamento do seu estado. Estado? Sim, porque depressão é doença.

“Os dois pilares da depressão são o humor depressivo, caracterizado por um sentimento de vazio, tristeza e falta de esperança, e anedonia. Esta é a perda do prazer e do desejo de procurar coisas que sempre foram prazerosas”.

 Você precisa da ajuda de um profissional

Pessoas ao seu redor poderão ter as melhores das intenções para te ajudar, mas elas não substituirão o tratamento de um profissional. “É extremamente importante procurar ajuda profissional. Muitas vezes, a pessoa não quer. Deve-se ser resiliente e continuar sugerindo a consulta com um médico”.

Relacionamentos, segundo Scocca, é um fator de proteção para quem tem depressão. Pessoas muito sozinhas estão mais suscetíveis a sofrer com a doença até que se agrave. Já quem tem bons amigos ou familiares próximos pode contar com essa ajuda para buscar tratamento.

Existe uma ideia muito difundida no Brasil que diz que “quem vai se matar não avisa ou tenta, apenas se mata”. Isso é completamente falso. De acordo com Luiz Scocca, metade das pessoas que tentam se suicidar realmente conseguem. Além disso, 35% das tentativas malsucedidas são realizadas de novo dentro de um ano.

Cuidado com pensamentos suicidas.

Nunca ignore um comentário sobre suicídio. Por isso, leve-o a sério. Nesse caso, o que você pode fazer é conversar com a pessoa sobre isso e estimulá-la a procurar ajuda profissional o quanto antes. Avisar o terapeuta ou o psiquiatra responsável pelo caso também é uma saída.

Além de nunca ignorar um comentário suicida, não atrapalhe o andamento do tratamento. Isso significa não insistir em concepções falsas sobre a depressão, como a ideia de que é frescura ou uma tristeza passageira. Negar a existência da doença também é perigoso, assim como refutar automaticamente um comentário sobre suicídio.

Saiba que você não esta sozinho, e que tem pessoas que se importam com você mesmo as vezes em que sua mente te faça pensar ao contrario e te faça desacreditar na vida, Lute E Persista, VOCÊ IRÁ VENCER.